Gonçalo Pitaça Campos

 

Nome: Gonçalo Pitaça Campos    

Idade:  20anos

Tempo de BB: 6/7anos

Sponsors: Sniper Bodyboards, Vans, Quicksilver, Bana

  

Antes de mais obrigado pela disponibilidade. Queria perguntar em primeiro lugar como cresceu o bichinho do bodyboard em ti?
Tudo começou por causa do meu irmão, quando era mais novo seguia tudo o que o meu irmão fazia, se ele andava de patins eu ia para os patins, se era o skate eu ia para o skate até que chegou a vez do bodyboard e nem ele nem eu largamos mais. Desde a primeira vez que experimentei adorei a sensação de descer uma onda e foi assim que fui ganhando o gosto ao bodyboard.

Com quem costumas surfar habitualmente?

Por norma as pessoas com quem mais surfo é o meu irmão (Tiago Campos), o Gastão e o Piu.

Muitas vezes vemos-te em competição mas muitas vezes também em free-surf.
Para ti em que situação te dá mais gozo surfar? Porquê?

As duas, por um lado adoro a sensação de estar no mar apenas para relaxar e fazer as minhas ondas mas por outro também gosto de competir contra outros atletas. Penso que é muito bom o free-surf mas também é essencial a competição para nos tornarmos mais completos.

Achas que actualmente existe falta de apoios ou que está cada vez mais difícil arranjar um apoio em Portugal?
Não, a meu ver não é difícil arranjar um apoio em Portugal, é difícil é arranjar algo que possa suportar todos os custos para correr o mundial por exemplo, ou um europeu na integra. Mas nós, atletas de bodyboard, também não podemos nos encostar a espera que caia do céu, temos que ir a luta e procurar mais e melhor e fazer ver que vale a pena apoiar este desporto.

Como descreves a sensação de quando recebeste o apoio da SNIPER?
Inicialmente o meu apoio da Sniper era através do Bana em conjunto com uma parceria com o Bernardo Alvim (Grosal) e assim estive durante um ano, de seguida passei a fazer mesmo parte do team nacional da Sniper até que depois surgiu a oportunidade de integrar a team internacional e posso dizer que não estava nada a espera de aos 18 anos ter o meu primeiro pró-model, penso que seja um sonho para qualquer um e para mim também foi um sonho concretizado.


Esta marca veio mudar a tua vida, e fazer-te olhar de maneira diferente para os teus objectivos e/ou redefini-los?
Foi graças a Sniper que comecei a viajar, ja tinha feito uma viagem antes dos 18 anos para as Canárias, mas foi com a Sniper que fui ao México pela primeira vez e foi também graças ao apoio da Sniper que foi possível realizar as viagens que tenho realizado nestes últimos 2 anos. Sinceramente não mudou a minha forma de pensar em relação ao bodyboad, nem veio colocar qualquer tipo de pressão para os meus objectivos, tenho uma boa relação com a Sniper. Veio sim dar-me hipóteses que antes não tinha e estou muito agradecido por isso.
 
Quem é para tio melhor rider a nível nacional e/ou internacional actualmente?
O Ben Player e Mitch Rawlins, são os dois diferentes mas são para mim os melhores. O ben pelo seu estilo diferente e a sua abordagem à onda, e o mitch pela sua radicalidade.

Relativamente à pouco tempo estiveste no evento do mundial em Pipeline…como foi para ti essa experiência? Já tinhas tido oportunidade de surfar a onda de pipeline?
Foi óptima! Foi a minha primeira temporada Hawaiana e tenciono regressar lá já este ano que vem. A onda não é bem como se vê nos filmes, é perfeita mas tem algumas manhas ja para não falar que o fundo não é nada bonito!
De resto é demais poder ver tanta gente a surfar tão bem naquelas ondas tão boas.
Foi uma viagem que me abriu bastante os olhos e recomendo a todos a lá irem, vai fazer-vos bem.



Muito recentemente estiveste numa Trip no México em Puerto Escondido podes-nos relatar como foi a trip?
Foi uma excelente viagem, fui lá para tirar umas fotografias com o João Melo e para me divertir por isso não podia ser melhor.
A nível de ondas é que esperava ter apanhado uns dias maiores, coisa que não veio a acontecer, ainda assim apanhamos boas ondas e deu para fazer umas fotos boas!

Qual Foi para ti a melhor onda que já surfaste até hoje? Podes relatar-nos brevemente essa surfada?
Penso que é difícil dizer a melhor onda até hoje, mas agora no México apanhei uma direita bem boa (lol) que deu um tubo perfeito e muita comprido.
A surfada então foi ainda melhor, umas 3 ou 4horas dentro de agua só de calções e t-shirt, sol, 2/2.5m com agua quente, que se pode querer mais ?
 
Soubemos que já surfaste ondas de grande nome como Pipeline, El Fronton entre outras…haverá actualmente alguma onda que queiras surfar que nunca a tenhas surfado?
Sim, há varias até, tenho muita curiosidade em ir a Indonésia, Tahiti, Cook Islands, entre outras.. Espero o próximo ano ir a pelo menos um desses destinos.

Agora relativamente ao estado do bodyboard nacional…que achas do nível de bodyboard nacional actualmente?

Acho que está muita gente a andar bem, tanto os mais novos como os mais velhos, e está também muita malta a competir bem, o circuito nacional Open é bastante competitivo e tem um grande nível.

Para terminar queres deixar alguma mensagem aos bodyboarders que estão a ler esta entrevista?
Love live life always. Obrigado pelo vosso tempo e obrigado a ti por esta oportunidade!

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.