DEEPLY SURFUSION 09

02-09-2009 13:08

DEEPLY SURFUSIOM09
Praia de Doninhos, Ferrol, Espanha
De 1 a 6 de Setembro 2009
CLUBE DE SURF Y BODYBOARD GROSSO

 
 
DEEPLY-SURFUSIOM09 FERROL
Outro ano mais (6ª edição) o Clube de Surf e Bodyboard GROSSO organiza na ferrolana Praia de Doninhos o evento dedicado ao Surf e ao Bodyboard conhecido como SURFUSIOM.
A data, como vem sendo habitual, na primeira semana de Setembro que este ano quadra de 1 a 6 e que concentrará nos 6 días de competições a mais de 200 participantes vindos de todas partes do mundo.
 
ATIVIDADES SURFUSIOM09
Como no ano passado, a atividade principal do SURFUSIOM09 será a 8ª prova do Circuito Mundial de Bodyboard IBA WORLD TOUR 2009, que de novo trará os melhores atletas del mundo del Bodyboard ás aguas de Doninhos.
Este ano, o DEEPLY FERROL PRO aumentou a premiação para 20.000$, graças ao patrocinio principal do CONSELHO DE FERROL e da marca DEEPLY que pertence ao grupo SPORTZONE que possui um de seus estabelecimentos no centro comercial Odeón, na cidade de Ferrol.
Também será realizada outra edição do Doniños DropKnee Series, que foi convertido en um referente em nivel mundial da modalidade Dropknee e que de novo atrairá aos melhores especialistas. Será, pelo segundo ano, uma das provas mais pontuadas do Circuito Mundial IBA DropKnee e voltará a ser decisiva na conclusão do título mundial.
 
O Clube GROSSO, desde seu inicio, tem o compromisso com a base do esporte formada pelos mais jovens. Por isso, durante os días 1 e 2 de Setembro o SURFUSIOM09 acolhe a prova do Circuito Nacional PROMESAS da Federação Espanhola de Surf. Esta prova recebe aos melhores desportistas de Surf e Bodyboard nacional, menores de 18 anos. Alguns ferrolanos, como Erika Franco e Rafa Dopico, formados na escola do Clube Grosso disputarão um lugar no pódium.
DEEPLY-SURFUSIOM09 com os melhores do MUNDO
A passada edição de SURFUSIOM já atraiu á Ferrol a autênticas figuras do Bodyboard que disfrutaram das ondas de Doniños e Ponzos, 14 dos 16 melhores classificados do circuito mundial estiveram em Ferrol. Todas elas confirmaram sua presença para este ano 2009, já que participaram de um grande evento com excelentes condições em 2008.
 
Algumas das principais figuras do Bodyboard Mundial que estarão presentes:
Mike Stewart (Haw) com 9 títulos mundiais, ao seus 47 anos de idade é sem duvida o maior nome deste esporte e um autêntico mito. É também, um dos esportistas hawaianos mais respeitados no mundo das ondas, especialmente por seu conhecimento das ondas gigantes de Pipeline. Ficou encantado com o visual de Doninhos e com as possibilidades da organización de mudar o evento para buscar melhores ondas, e voltará para disfrutar denovo. ë o atual líder e promete uma boa disputa rumo ao 10º título mundial.
Guilherme Tâmega (Bra), 6 títulos mundiais, 6 vice-campeonatos e atualmente terceiro do Circuito Mundial 2009. Esse brasileiro de 36 anos é uma autêntica máquina de competir e cresce nas condições mais duras. Conheceu Ferrol em 96, voltou ano passado e confirma sua presença para esta edição. Talvez seja uma das últimas oportunidades de vê-lo, pois anunciou recentemente que sua retirada está próxima.
Infelizmente, Uri Valadão (Bra), atual Campeão do Mundo, conhecido como "Baiano Voador" por sua incrível facilidade de realizar vôos altíssimos, não voltará para melhorar a segunda posição do ano passado, devido a uma lesão que vem desde o Chile.
Ben Player (Aus), 2 títulos mundiais e um dos mais espetaculares bodyboaders del mundo, deixou no ano passado, em Ponzos, a imagen do evento com um incrível Back Flip que não nos cansamos de ver uma e outra vez. Definiu as ondas de Ponzos como uma das melhores direitas de fundo de areia que havía surfado na Europa, não faltará este ano e tentará melhorar seu 4º lugar.
Airam Cabrera, atual Campeão Espanhol, já está em Doniños há alguns dias, treinando para buscar uma boa posição no evento, assim como Ardiel Jimenez, que vem de um 2º lugar no Dropknee em Sintra e chega para marcar a diferença nas ondas galegas.
Dave Hubbard (Haw), para muitos o melhor do mundo na modalidade Dropknee, ganhou ano passado em Doninhos e logo foi coroado Campeão Mundial. Não será fácil vencê-lo nesta nova edição.
Outros campeões do mundo já confirmaram presença, como Damian King (Aus), Andre Botha (Saf), Paulo Barcellos (Bra) e Manuel Centeno (Por) tampouco perderão o vencedor da prova do ano passado Mark McCarthy (África do Sul) ou a legião brasileira com Lucas Nogueira (melhor onda no Surfusiom08 e vencedor da 2ª etapa do mundial este ano), Magno Oliveira ou Luís Villar.
A grande representação canaria, e os portugueses, ambos com um enorme potencial, estarão presentes um ano mais. Sem dúvida alguma, a prova de Ferrol está marcada nos calendários destes bodyboarders como parada obrigatória.
Como novidade em respeito a 2008, este ano se apresentarão o grupo dos melhores competidores australianos, com Dave Winchester, Ryan Hardy (presente na 1ª edição), Chad Jackson ou Mitch Rawlins. Ben Player les contou o que perderam ano passado e não querem faltar nesta edição. Com este grupo se pode dizer que nenhum da elite mundial faltará ao evento SURFUSIOM09 e o espetáculo estará garantido um ano mais.
 
DEEPLY SURFUSIOM09 na grande rede mundial.
O êxito da edição do ano passado na retransmissão ao vivo através da Internet se plasma nas mais de 15.000 visitas diárias que obteve o site do evento durante os 6 dias de competição, se bem que no día de Ponzos não se pôde emitir ao vivo.
Este ano, o Clube Grosso através das empresas GLASSYREDE SL e OCEANS NETWORK pretende ir um paso adiante com uma realização mais profissional e maior capacidade nos seus servidores para receber muitos mais espectadores através da Internet.
Os internautas podem seguir as pontuações dos juízes onda a onda em tempo real graças ao sistema REFRESH JUDGING da empresa ferrolana GLASSYREDE. As imágens do evento se transmitem pela redw desde os servidores de OCEANS NETWORK en La Coruña e um grupo de comentaristas especialmente convidados narra tudo o que passa em Doninhos especialmente para os internautas.
A web principal de SURFUSIOM09 será: www.deeplysurfusiom.com
Aquí se poderá seguir toda a competição ao vivo, ver os resultados atualizados a cada instante e seguir os resumos e noticias de cada día.
 
SURFUSIOM09
ORGANIZAÇÃO:
CLUBE DE SURF E BODYBOARD GROSSO DE DONIÑOS
GLASSYREDE SL
PATROCINADORES:
PATRONATO DE DEPORTES - CONSELHO DE FERROL
DEEPLY SPORTZONE
Multiopticas Callao
Glassyrede
Oceans Network
Coca-Cola
Algeco
COLABORADORES:
FEDERACIÓN ESPAÑOLA DE SURF
INTERNATIONAL BODYBOARD ASSOCIATION (I.B.A.)
 
EMPRESAS SUMINISTRADORAS:
Glassyrede (Diseño web, transmisión online, sistema informático de puntuaciones en directo REFRESH)
Oceans Network (Acceso a Internet, teléfono y servidores de streaming)
Algeco (Módulos transportables)
Megafer (Sonorización)
 
MEDIA PARTNER:
Revista Ride It! (www.rideitbb.com)
 
HISTORIA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS DE BODYBOARD
2008: Uri Valadão (BRA)
2007: Ben Player (AUS)
2006: Jeff Hubbard (HAW)
2005: Ben Player (AUS)
2004: Damian King (AUS)
2003: Damian King (AUS)
2002: Guilherme Tâmega (BRA)
2001: Guilherme Tâmega (BRA)
2000: Paulo Barcellos (BRA)
1999: Andre Botha (AFR)
1998: Andre Botha (AFR)
1997: Guilherme Tâmega (BRA)
1996: Guilherme Tâmega (BRA)
1995: Guilherme Tâmega (BRA)
1994: Guilherme Tâmega (BRA)
1993: Michael Eppelstun (AUS)
1992: Mike Stewart (HAW)
1991: Mike Stewart (HAW)
1990: Mike Stewart (HAW)
1989: Mike Stewart (HAW)
1988: Mike Stewart (HAW)
1987: Mike Stewart (HAW)
1986: Ben Severson (HAW)
1985: "Não se disputou"
1984: Mike Stewart (HAW)
1983: Mike Stewart (HAW)
1982: Daniel Kaimi (HAW)
 
HISTORIA DE SURFUSIOM:
- 2004 CIRCUITO EUROPEO Y NACIONAL DE BODYBOARD, GANHADORES CEDRIC DUFAURE (FRA), KYRA LEWELLYN (AUS), ERNESTO EVANA (ESP). CIRCUITO NACIONAL DE SURF ABSOLUTO.
- 2005 CIRCUITO EUROPEO Y NACIONAL DE BODYBOARD, GANHADORES DAVID PÉREZ (ESP), HELOISE BOURROUX (FRA) Y ERNESTO EVANA (ESP).
- 2006 CIRCUITO EUROPEO Y NACIONAL DE BODYBOARD,
- 2007 CIRCUITO EUROPEO Y NACIONAL DE BODYBOARD, GANHADORES ARITZ LARRINAGA (ESP) Y MANDY ZIEREN (AUS). CIRCUITO NACIONAL PROMESAS DE LA FEDERACIÓN ESPAÑOLA DE SURF.
- 2008 CIRCUITO MUNDIAL IBATOUR DE BODYBOARD, GANHADORES MARK MCARTHY (SUD) Y DAVE HUBBARD (HAW). CIRCUITO NACIONAL PROMESAS DE LA FEDERACIÓN ESPAÑOLA DE SURF.
 
 
VIDEO RELEASE: http://www.youtube.com/watch?v=S3eN8U9RugM
 
Por Elmo Ramos (Burn´s)

Voltar

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.