Manobras

DROP
É a descida da onda. Este é o ponto essencial para se ter uma boa evolução na onda. Um drop errado pode levar-te a um wipe out (queda).

Como executar: Posiciona-te para apanhares a onda, rema e bate as pernas (dentro de água). Caso a onda seja para o lado esquerdo a mão esquerda deverá estar no lado esquerdo do nose da prancha e a direita mais ou menos a meio da prancha. Se for uma onda para a direita, as posições das mãos são inversas.

BOTTOM TURN
Movimento após o drop, que consiste em virar para nos posicionarmos na onda, aproveitando a velocidade adquirida pelo drop.

DROP-KNEE
Como executar: Quando estiveres na onda, coloca uma das pernas sobre a prancha posicionando o pé de pato próximo do nose da prancha e a outra perna na parte de trás, dobrada. Quanto á escolha do pé que vai à frente, ou seja, mais próximo do nose deve ser intuitiva e independente da direcção da onda!

CUTBACK
Como executar: Assim que fizeres o bottom turn e estiveres a cortar a onda aplica força no rail que vai na parte de fora da onda e faz uma curva para trás sempre mantendo a pressão no rail de fora. Quanto mais água for levantada para fora da onda, mais bonita é a manobra.

360°
Como executar: Quando ganhares velocidade levanta as pernas, chega-te um pouco à frente na prancha e roda; a rotação terá que ser feita para o lado da onda ou seja, se a onda for uma direita terás de rodar para a direita. Ao rodares olha para os pés de pato e lembra-te que nenhuma parte do corpo pode estar em contacto coma água! Quanto ás pernas tu defines o teu estilo pois ao contrário do que se possa apensar o 360 não precisa de ser de perna cruzada para ser um 360, é claro que um 360 de pernas cruzadas ficará sempre mais bonito!

360º INVERTIDO
Mesmo que um 360º, só que para o lado inverso da onda.
Como executar: Quando ganhares velocidade levanta as pernas, chega-te um pouco à frente na prancha e roda; a rotação terá que ser feita para o lado contrário da onda ou seja, se a onda for uma direita terás de rodar para a esquerda.

Algo que vos ajudará imenso a completar esta manobra é o levantar um pouco o rail do lado da onda no inicio da rotação. Ao rodares olha para os pés de pato e lembra-te que nenhuma parte do corpo pode estar em contacto coma água! Quanto ás pernas tu defines o teu estilo pois ao contrário do que se possa pensar o 360 não precisa de ser de perna cruzada para ser um 360, é claro que um 360 de pernas cruzadas ficará sempre mais bonito!

TUBO
Como executar: É preciso ser uma onda que faça “buraco” e exige bastante técnica, pois é necessário ter uma noção exacta de acelerar, reduzir e até mesmo de entubar. Tudo no timing certo. Tenha em conta o lip da onda, e quando começar a quebrar tente posicionar-se entre o lip e a parede da onda.

EL ROLLO
Essa manobra consiste em rodar juntamente com o lip da onda, como se fizesse parte dela.
Como executar: Quando tiveres velocidade sobe ao lip da onda, e roda com o lip. Convém que tenhas o olhos postos no sitio onde vais aterrar e é muito importante ter velocidade pois sem velocidade é quase impossível realizar a manobra! Lembrate também que deves deixar cair a cabeça para trás durante a manobra!

Invert

Para a execução de qualquer manobra aérea no bodyboard, os itens principais são: velocidade e uma onda que forme uma rampa, essencial para “voar”.
Como executar: espera que o lip comece a formar. Quando isto acontecer, sobe com tudo, no intuito de descolar. Assim que estiver no ar, Inverte a prancha ou seja coloca o slick (parte de baixo da prancha) virada para cima. No momento em que sentires o início da descida, volta à posição normal, colocando a prancha debaixo do corpo e prepara-te para a aterragem, que nem sempre é fácil. Nesta manobra ao se inverter a prancha deve inverter-se tambem o corpo, pois este movimento vai embelezar mais a manobra!

360° AÉREO
É uma das manobras mais difíceis no bodyboard. É necessário que a onda tenha uma boa parede para a executar.
Como executar: são os mesmos procedimentos de um Invert. Após o voo, gira a cabeça e o corpo como num 360. Não te esqueças que é necessária uma boa projecção para a frente da onda pois, assim, a aterragem vai acontecer na onda e não atrás dela.

ARS (Air Roll Spin)
O ARS é um movimento que combina um El Rollo e um 360º juntos, num movimento em projecção aérea.
Como executar: consiste em seguir os mesmos movimentos do El Rollo. A onda tem ter uma boa parede, para se fazer uma projecção aérea e para frente antes de terminar o El Rollo. Comece a virar, para executar o 360º, dentro ou fora da onda.

BACKFLIP
Uma manobra difícil, mas uma das mais bonitas do bodyboard.
Como executar: espere que a onda forme uma boa parede, é extremamente importante que seja gerida grande velocidade e quando o lip começar a quebrar, ataca-o como se fosses para um Invert. Quando já estiveres projectado praticamente fora da onda, executa uma cambalhota para trás, ou seja, um salto mortal para trás (ou para frente frontflip). Depois terás de rodar 180º  para voltares a ficar de frente para a onda!

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.