Bernardo Barroso

 

Nome: Bernardo Barroso

Idade: 19 Anos

Local: Carcavelos

Tempo de BB: 5 anos

Sponsors: Reverse Bodyboard Shop , DNVKLAB.COM


Para quem não te conhece, fala-nos um pouco de ti, o que fazes onde estudas e como surgiu o gosto por este desporto?

Boas, sou o Bernardo Barroso tenho 19 anos, estudo na universidade lusófona em Lisboa e estou a licenciar-me em desporto no ramo de exercício e bem-estar.
Desde muito pequeno sempre gostei de bodyboard cerca de os 8 anos tinha a minha prancha de esferovite como todos mas desde então que me fui interessando mais pelo bodyboard, aos 11 anos recebi uma morey e surfava no verão com o meu primo (tentávamos surfar) e ai começou o bichinho. Mas era novo, e sempre pratiquei futebol (cerca de 5anos) e depois o ténis que ainda pratiquei durante 4 anos 3 deles federado. O bodyboard era apenas um desporto de verão pois era quando ia sempre para a praia com a minha mãe.
Mais tarde por volta dos 13 anos já comecei a ir surfar no Inverno quando não estava muito frio. Aos 14 anos comecei a ver o bodyboard de outra maneira, comecei a ir para a praia de autocarro constantemente. Finalmente quando fiz 16 anos tirei a licença de ciclomotor e tive a minha motinha, a partir daí ia para a praia sempre que tinha tempo e todos os fins-de-semana assim o bodyboard passou a ser o desporto ao qual me dediquei acabando por deixar o ténis. Nessa altura nem pensava em competição.
Mais tarde perto dos 17 houve uma etapa do nacional de esperanças em Carcavelos e decidi entrar (fiquei em 9º, era o meu 1º ano sub18) e foi aí que surgiu o ‘’bichinho’’ de querer competir!

Quais eram as tuas ambições na altura em que te iniciaste no bodyboard?
Desde que comecei a competir que ambiciono sempre ganhar mas não é fácil porque em Portugal existem vários atletas de topo ( europeu e mundial ) e para mim a vertente do free surf é fundamental e ai é que podemos mostrar o nosso verdadeiro valor pois não é num heat (15 ou 20 min) que vamos mostrar o nosso melhor pois nem sempre a sorte está do nosso lado nem as ondas estão em condições para mostrarmos o nosso valor!

E quais tens hoje em dia?
As minhas ambições continuam as mesmas: triunfar no bodyboard pois é o que me dá pica para competir.
Para além disso viajar, pois através de viagens obtemos bastante experiência e surfamos ondas excelentes para a prática do desporto.

Quem era e é o bodyboarder em que te inspiras?

Pierre Louis Costes e Ben Player. Também me inspiro no Manuel Centeno pois admiro o facto de ser um bodyboarder de topo mundial e ter uma boa licenciatura (arquitectura) e trabalhar nela em simultâneo. É sem duvida uma pessoa de sucesso.

Hoje em dia como concilias o bodyboard com os estudos?
É uma boa pergunta, pois muitas vezes não consigo deixar de pensar um minuto no bodyboard e o bodyboard era tudo o que eu mais gostava de fazer da vida, mas como é quase impossível mentalizo-me que tenho que estudar e tirar um curso superior para no futuro ter uma boa vida estável.

Sabemos que recentemente te sagraste campeão regional do circuito da CRQL na categoria Open. Desde sempre foi esse o teu objectivo, vencer o circuito?
Sim vencer o circuito do Clube Recreativo Quinta dos Lombos (Carcavelos) sempre foi um objectivo a traçar a curto prazo e aconteceu este ano num circuito que foi bastante disputado!

Qual a tua opinião sobre este circuito?
Penso que é um circuito bastante disputado pois nele participam atletas de topo com títulos nacionais e europeus como :  João Barciela, Batata, Pitaça, João Imaginário, Nuno Rodrigues, Duarte Leandro (duda tranquilo).. entre outros fortes como o Zsolt Lorincz, Tiago Rodrigues, bernardo Vargas etc..

A nível nacional, o que achas-te do circuito do presente ano?

Pelo que li a nível de ondas penso que só nos açores é que houve ondas boas mas como não estive lá não posso comentar muito. Nas outras etapas estive presente mas penso que as ondas foram bastante difíceis.

Quais as espectativas para o ano 2010?
Espero que para 2010 haja um bom patrocínio que torne o circuito nacional num nível bem mais acima! Temos excelentes picos onde poderiam existir etapas como na Ericeira e na Praia do norte e Carcavelos!
Mas penso que para o circuito nacional ser um circuito de topo mundial teria de ter janela de espera pois as nossas ondas são bastante inconstantes num dia pode estar clássico como no dia a seguir estar flat ou com um onshore de 30 nós! (risos)
Com período de espera era possível fazer campeonatos com ondas boas e só assim o desporto evoluirá! Não é a surfar meio metrinho onshore que o desporto vai evoluir!

Actualmente qual ou quais são os bodyboarders nacionais e internacionais que estão a surfar melhor e que mais gostas de ver surfar?
A nível nacional e que observo dia a dia o João Barciela e o Pitaça e claro de destacar sempre o Manuel Centeno e o Hugo Pinheiro. A nível internacional destaco o Diego Cabrera que venceu recentemente o campeonato mundial e grand slam de Confital e o Jeff Hubbard que se tornou bi campeão mundial este ano.

Da nova geração que aí anda a destruir ondas, quais os tugas que mais destacas?
Dentro da nova geração apenas os que vejo a surfar diariamente da praia Mauro Bandeiras, Bernardo Esparteiro, Frederico Senna, Guilherme Guerra e Duarte Silva (que embora só surf aos fins de semana e férias tem mostrado uma boa evolução).

Qual a tua opinião em relação ao estado actual do bodyboard?
O bodyboard está numa constante evolução a nível prático! Mas existe muita falta de apoio.

Em que aspectos achas que o bodyboard no geral e no apoio aos atletas, devia melhorar?
Penso que o apoio devia ser redobrado ou triplicado principalmente no nosso país. O Sócrates podia dar uma mãozinha. (risos)
E como referi em cima a questão dos campeonatos com janela de espera seria um passo gigante!

Achas que hoje em dia ou a curto/médio prazo, vai ser possivel viver do bodyboard em Portugal?
Não, é bastante difícil talvez a longo prazo quem sabe ;)!

Quais achas que são as zonas em Portugal mais propicias a uma evolução nivelada e equilibrada no bodyboard?
Sem duvida a Ericeira, pois tem vários picos de rocha, Carcavelos que é o beachbreak mais pesado de Portugal e que apresenta ondas de excelente nível e a Praia do Norte que aguenta ondas bastante grandes e com excelentes rampas.

Sabemos que a oferta de escolas para iniciar no desporto é grande, achas que o nivel de ensino também é alto?

Sim existem escolas com professores com bastante conhecimento destaco a Nova onda, Puremocion e a linha de onda no norte!

Se um leitor desta entrevista tivesse a pensar em iniciar-se no desporto, que lhe dirias?
O bodyboard é o melhor desporto que podes praticar pois divertes-te ao mesmo tempo que estás em contacto com a natureza!

Qual a tua opinião sobre este projecto de divulgação do bodyboard nacional, a bodyboard Zone (www.bodyboardzone.net) ?

é uma excelente iniciativa pois quanto mais divulgação melhor! Apoio a 100% iniciativas como esta!

Um ultima mensagem para a comunidade em geral.
O futuro pertence aos que acreditam na beleza dos seus sonhos!
Obrigado por lerem a entrevista. Bernardo Barroso

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.